O tendão do bíceps no cotovelo, chamado de tendão do bíceps distal, é uma estrutura importante, que se situa na parte anterior da articulação.
Sua função é de fletir(dobrar) ocotovelo, bem como atuar na supinação, que é o movimento de colocar “a mão para cima”.
A lesão do tendão do bíceps distal pode se apresentar de duas formas distintas: como tendinopatia (tendinite), ou como ruptura do tendão.
As tendinopatias (tendinites) geralmente ocorrem em atletas praticantes de musculação, e são freqüentes também em escaladores, amadores e profissionais.
Já as rupturas do tendão do bíceps distal podem acontecer em atletas, e não atletas. São muito mais comuns em homens, e relacionadas a um evento de trauma.
As tendinopatias (tendinites) são de tratamento conservador, incialmente com fisioterapia e medicação. Vale ressaltar que o uso de terapias de ondas de choque, e mesmo o uso de injeções de ácido hialurônico podem levar a excelentes resultados.
Já as rupturas do tendão são de tratamento cirúrgico. A cirurgia é feita através de 02 pequenas incisões, e também leva a excelentes resultados, devolvendo o paciente à prática esportiva.