Acupuntura
Introdução à Acupuntura
A acupuntura é uma prática milenar, e foi usada em muitos lugares, por exemplo, na Grécia e na Índia na antiguidade.
Entretanto, foi na China que a acupuntura foi muito mais praticada e desenvolvida. Na Idade Média, a Medicina Tradicional Chinesa já era famosa, e uma de suas especialidades era a Acupuntura.
A acupuntura é a terapia em que o médico insere agulhas no corpo do paciente, buscando um efeito de promover saúde e curar doenças.
Os médicos chineses estudaram os efeitos que as agulhas faziam nos pacientes e, foram descobrindo pontos do corpo onde a agulha produzia efeitos benéficos. Inclusive em outros locais do corpo, longe de onde a agulha foi colocada. Novos pontos foram sendo descobertos ao longo do tempo, e logo os chineses perceberam que esses pontos formavam meridianos, ou melhor, linhas que percorriam o nosso corpo. Podiam colocar agulhas em qualquer ponto daquela linha, que obtinham efeitos parecidos. Começaram a dar nomes para esses meridianos, e a relacioná-los com órgãos e partes do nosso corpo.
A Medicina Moderna, por sua vez, colheu evidências científicas confirmando que a Acupuntura funciona mesmo, para uma série de doenças, mas também não funciona para outras. Assim é importante o paciente fazer acupuntura com um profissional Médico, já que ele vai poder dizer em que casos a acupuntura vai ajudar, e em quais casos é melhor usar outros tratamentos. A medicina moderna percebeu que os meridianos correspondem a locais onde nervos e músculos importantes do nosso corpo estão.
Experimentos modernos mostraram também que a acupuntura não afeta somente os nervos e músculos, mas têm efeitos benéficos no nosso cérebro. Como nosso cérebro e nossos nervos são um sistema de controle sobre os outros órgãos do corpo, sabemos que a acupuntura funciona como terapia em muitas situações. Atualmente a Acupuntura serve para o tratamento de muitas doenças, como:
- Dor Lombar, Dor cervical e dores na coluna em geral
- Dor em Ombro, inclusive tendinites e bursites
- Dor em Joelhos, principalmente por osteoartrite ou osteoartrose de joelhos.
- Depressão e Ansiedade
- Insônia
- Síndrome do Intestino Irritável
- Fibromialgia
- Gastrite
- Zumbido
- Bruxismo e Disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular)
- Sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) - ou derrame.
Como dito acima, a acupuntura é um estímulo para nossos nervos, músculos e para o cérebro. Mas a acupuntura não é o único estímulo: podemos fazer ventosa, moxabustão, eletroacupuntura, Tui-na e também auriculoterapia. Todas essas terapias têm os mesmos princípios que a acupuntura, e estimulam os mesmos pontos. Dependendo da situação, são terapias que o médico pode indicar e fazer.
Mas fazer acupuntura dói?
Quando se insere a agulha no corpo, às vezes a pessoa pode sentir dor. Mas essa dor se espalha e passa, sem machucar o corpo da pessoa. Esse estímulo, que pode ser a sensação de dor ou de coceira, obriga nosso corpo a reagir e iniciar o processo de cura. Muitos pacientes se acostumam com essa “dor” e passam a sentir ela como uma energia benéfica, que corre pelo corpo.
Quantas sessões são necessárias para atingir o objetivo do tratamento?
O tratamento de acupuntura consiste de 5 a 10 sessões, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Em casos crônicos, pode ser necessário mais sessões. Ou o paciente pode “dar um descanso” e voltar para a acupuntura 6 meses ou 01 ano depois do primeiro tratamento, para manutenção.
As agulhas são descartáveis?
Atualmente as agulhas de acupuntura são estéreis e são descartáveis, ou seja, são usadas uma única vez e somente em um paciente, e depois são jogadas fora. Isso é muito importante pois agulhas que são usadas mais de uma vez podem transmitir doenças e causar infecções.
A acupuntura é um procedimento seguro?
A Acupuntura é um procedimento seguro quando é feita por um profissional médico especialista, chamado de Médico Acupunturista ou Acupunturiatra. Infelizmente, quando a acupuntura é praticada por não-médicos, podem ocorrer acidentes como sangramentos, pneumotórax, infecções e lesões de nervos. Esse tipo de acidente não acontece com os médicos, devido ao seu treinamento. E mesmo se acontecerem, o médico saberá como tratá-los adequadamente.
Quanto tempo dura uma sessão de acupuntura?
Uma sessão de acupuntura dura em média de 20-30 minutos.
Por que devo me consultar com um médico acupunturista?
Um médico acupunturista é o profissional mais qualificado para realizar o diagnóstico da doença e tratar o paciente de forma segura e eficaz, com acupuntura.
Devo continuar com o meu tratamento medicamentoso mesmo durante as sessões de acupuntura?
Na grande maioria dos casos, sim. Não há interferência da acupuntura com o tratamento medicamentoso. A melhor estratégia é integrar as terapias para fazerem mais efeito juntas. Recomendamos que não pare o uso de medicamentos sem a permissão do médico.
A acupuntura pode ajudar a diminuir a dose de medicamentos para dor ou para depressão ou ansiedade, em alguns casos.
A acupuntura tem algum efeito colateral?
Os únicos efeitos colaterais da acupuntura são:
- pequeno sangramento no local de inserção da agulha, mas não acontece sempre
- dor passageira no local de inserção da agulha, que geralmente é de pouca intensidade e não dura mais que um dia. Também não é frequente.
- Depois da acupuntura, a pressão pode baixar e é recomendado levantar devagar e ficar alguns minutos sentado, para a pressão sanguínea se restabelecer.
A partir de que idade posso fazer tratamento com acupuntura?
Pode-se fazer acupuntura a partir dos 8-10 anos de idade, ou a idade a partir da qual a criança consegue obedecer comandos e ficar parada sem se mexer por pelo menos 15 minutos. Para crianças que têm medo de agulhas, podemos usar ventosa, laser, moxabustão e auriculoterapia, que funcionam também!
É normal ter hematomas após uma sessão de acupuntura?
Hematomas não são normais. São raros de acontecer, em geral ocorre apenas o sangramento de uma ou duas gotas de sangue.
Quais os cuidados devem ser tomados antes e após as sessões de acupuntura?
Deve-se tomar banho e lavar com maior atenção as partes do corpo onde serão colocadas as agulhas, antes da sessão.
Também é importante ficar sem comer pelo menos 30 minutos ou 01 hora antes da sessão. E evitar comer demais, antes ou depois da sessão de acupuntura.
Depois das sessões de acupuntura, é importante evitar bebidas alcoólicas, por pelo menos um dia, para não interromper o efeito do tratamento.
A acupuntura tem contra indicações?
Sim, ao se consultar com o Médico Acupunturista, ele vai saber quais as contra-indicações e vai poder orientar qual o melhor tratamento.
A acupuntura tem resultados em todos os casos?
Não. Como qualquer terapia, a acupuntura pode ter pouco resultado em alguns casos e muito resultado positivo em outros. O Médico vai saber quais situações se deve aplicar acupuntura, e em quais não se deve.
O efeito da acupuntura é imediato?
A acupuntura é um estímulo para o nosso corpo, e em muitos casos tem efeito imediato de aliviar a dor e diminuir a ansiedade. Mas a acupuntura também tem efeitos a médio e longo prazo, assim é importante o paciente fazer várias sessões semanais, em seguida, para obter os melhores resultados.
Gestantes podem fazer acupuntura?
Antigamente se acreditava que a acupuntura poderia causar aborto. Mas estudos científicos recentes mostraram que isso não acontece. A única precaução é que não se aplicam agulhas na região do abdômen da gestante. É muito comum as gestantes terem dor nas costas ou no punho, e é possível fazer acupuntura com segurança para esses problemas.