Acupuntura

Introdução à Acupuntura

A acupuntura é uma prática milenar, e foi usada em muitos lugares, por exemplo, na Grécia e na Índia na antiguidade.

Entretanto, foi na China que a acupuntura foi muito mais praticada e desenvolvida. Na Idade Média, a Medicina Tradicional Chinesa já era famosa, e uma de suas especialidades era a Acupuntura.

A acupuntura é a terapia em que o médico insere agulhas no corpo do paciente, buscando um efeito de promover saúde e curar doenças.

Os médicos chineses estudaram os efeitos que as agulhas faziam nos pacientes e, foram descobrindo pontos do corpo onde a agulha produzia efeitos benéficos. Inclusive em outros locais do corpo, longe de onde a agulha foi colocada. Novos pontos foram sendo descobertos ao longo do tempo, e logo os chineses perceberam que esses pontos formavam meridianos, ou melhor, linhas que percorriam o nosso corpo. Podiam colocar agulhas em qualquer ponto daquela linha, que obtinham efeitos parecidos. Começaram a dar nomes para esses meridianos, e a relacioná-los com órgãos e partes do nosso corpo.

A Medicina Moderna, por sua vez, colheu evidências científicas confirmando que a Acupuntura funciona mesmo, para uma série de doenças, mas também não funciona para outras. Assim é importante o paciente fazer acupuntura com um profissional Médico, já que ele vai poder dizer em que casos a acupuntura vai ajudar, e em quais casos é melhor usar outros tratamentos. A medicina moderna percebeu que os meridianos correspondem a locais onde nervos e músculos importantes do nosso corpo estão.

Experimentos modernos mostraram também que a acupuntura não afeta somente os nervos e músculos, mas têm efeitos benéficos no nosso cérebro. Como nosso cérebro e nossos nervos são um sistema de controle sobre os outros órgãos do corpo, sabemos que a acupuntura funciona como terapia em muitas situações. Atualmente a Acupuntura serve para o tratamento de muitas doenças, como:

  • Dor Lombar, Dor cervical e dores na coluna em geral
  • Dor em Ombro, inclusive tendinites e bursites
  • Dor em Joelhos, principalmente por osteoartrite ou osteoartrose de joelhos.
  • Depressão e Ansiedade
  • Insônia
  • Síndrome do Intestino Irritável
  • Fibromialgia
  • Gastrite
  • Zumbido
  • Bruxismo e Disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular)
  • Sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) - ou derrame.

Como dito acima, a acupuntura é um estímulo para nossos nervos, músculos e para o cérebro. Mas a acupuntura não é o único estímulo: podemos fazer ventosa, moxabustão, eletroacupuntura, Tui-na e também auriculoterapia. Todas essas terapias têm os mesmos princípios que a acupuntura, e estimulam os mesmos pontos. Dependendo da situação, são terapias que o médico pode indicar e fazer.

Mas fazer acupuntura dói?

Quando se insere a agulha no corpo, às vezes a pessoa pode sentir dor. Mas essa dor se espalha e passa, sem machucar o corpo da pessoa. Esse estímulo, que pode ser a sensação de dor ou de coceira, obriga nosso corpo a reagir e iniciar o processo de cura. Muitos pacientes se acostumam com essa “dor” e passam a sentir ela como uma energia benéfica, que corre pelo corpo.

Quantas sessões são necessárias para atingir o objetivo do tratamento?

O tratamento de acupuntura consiste de 5 a 10 sessões, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Em casos crônicos, pode ser necessário mais sessões. Ou o paciente pode “dar um descanso” e voltar para a acupuntura 6 meses ou 01 ano depois do primeiro tratamento, para manutenção.

As agulhas são descartáveis?

Atualmente as agulhas de acupuntura são estéreis e são descartáveis, ou seja, são usadas uma única vez e somente em um paciente, e depois são jogadas fora. Isso é muito importante pois agulhas que são usadas mais de uma vez podem transmitir doenças e causar infecções.

A acupuntura é um procedimento seguro?

A Acupuntura é um procedimento seguro quando é feita por um profissional médico especialista, chamado de Médico Acupunturista ou Acupunturiatra. Infelizmente, quando a acupuntura é praticada por não-médicos, podem ocorrer acidentes como sangramentos, pneumotórax, infecções e lesões de nervos. Esse tipo de acidente não acontece com os médicos, devido ao seu treinamento. E mesmo se acontecerem, o médico saberá como tratá-los adequadamente.

Quanto tempo dura uma sessão de acupuntura?

Uma sessão de acupuntura dura em média de 20-30 minutos.

Por que devo me consultar com um médico acupunturista?

Um médico acupunturista é o profissional mais qualificado para realizar o diagnóstico da doença e tratar o paciente de forma segura e eficaz, com acupuntura.

Devo continuar com o meu tratamento medicamentoso mesmo durante as sessões de acupuntura?

Na grande maioria dos casos, sim. Não há interferência da acupuntura com o tratamento medicamentoso. A melhor estratégia é integrar as terapias para fazerem mais efeito juntas. Recomendamos que não pare o uso de medicamentos sem a permissão do médico.

A acupuntura pode ajudar a diminuir a dose de medicamentos para dor ou para depressão ou ansiedade, em alguns casos.

A acupuntura tem algum efeito colateral?

Os únicos efeitos colaterais da acupuntura são:

  • pequeno sangramento no local de inserção da agulha, mas não acontece sempre
  • dor passageira no local de inserção da agulha, que geralmente é de pouca intensidade e não dura mais que um dia. Também não é frequente.
  • Depois da acupuntura, a pressão pode baixar e é recomendado levantar devagar e ficar alguns minutos sentado, para a pressão sanguínea se restabelecer.

A partir de que idade posso fazer tratamento com acupuntura?

Pode-se fazer acupuntura a partir dos 8-10 anos de idade, ou a idade a partir da qual a criança consegue obedecer comandos e ficar parada sem se mexer por pelo menos 15 minutos. Para crianças que têm medo de agulhas, podemos usar ventosa, laser, moxabustão e auriculoterapia, que funcionam também!

É normal ter hematomas após uma sessão de acupuntura?

Hematomas não são normais. São raros de acontecer, em geral ocorre apenas o sangramento de uma ou duas gotas de sangue.

Quais os cuidados devem ser tomados antes e após as sessões de acupuntura?

Deve-se tomar banho e lavar com maior atenção as partes do corpo onde serão colocadas as agulhas, antes da sessão.

Também é importante ficar sem comer pelo menos 30 minutos ou 01 hora antes da sessão. E evitar comer demais, antes ou depois da sessão de acupuntura.

Depois das sessões de acupuntura, é importante evitar bebidas alcoólicas, por pelo menos um dia, para não interromper o efeito do tratamento.

A acupuntura tem contra indicações?

Sim, ao se consultar com o Médico Acupunturista, ele vai saber quais as contra-indicações e vai poder orientar qual o melhor tratamento.

A acupuntura tem resultados em todos os casos?

Não. Como qualquer terapia, a acupuntura pode ter pouco resultado em alguns casos e muito resultado positivo em outros. O Médico vai saber quais situações se deve aplicar acupuntura, e em quais não se deve.

O efeito da acupuntura é imediato?

A acupuntura é um estímulo para o nosso corpo, e em muitos casos tem efeito imediato de aliviar a dor e diminuir a ansiedade. Mas a acupuntura também tem efeitos a médio e longo prazo, assim é importante o paciente fazer várias sessões semanais, em seguida, para obter os melhores resultados.

Gestantes podem fazer acupuntura?

Antigamente se acreditava que a acupuntura poderia causar aborto. Mas estudos científicos recentes mostraram que isso não acontece. A única precaução é que não se aplicam agulhas na região do abdômen da gestante. É muito comum as gestantes terem dor nas costas ou no punho, e é possível fazer acupuntura com segurança para esses problemas.

Conheça Nosso Especialista

Dr. Vicente Faggion de Alencar

Médico especialista em acupuntura, graduado em Medicina na Universidade Federal de São Carlos, com residência Médica em Acupuntura na Faculdade de Medicina da USP. Realizou estágios de Medicina Tradicional Chinesa em Taiwan, China, no Chang Gung Memorial Hospital e no Taipei City Hospital. Possui pós-graduação em Fitoterapia Chinesa pelo CEGOM, do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas - FMUSP.

Currículo completo

Seja qual for a sua necessidade, na Suort você sempre será atendido de uma maneira profissional e humana, com toda a atenção que você merece.

Agende sua consulta